Search
  • Profem Engenharia Contra Incêndios

AVCB/CLCB



AVCB e CLCB são certificados emitidos pelo Corpo de Bombeiros para se obter o alvará de funcionamento. O AVCB e CLCB possuem mesma finalidade, atestar que o estabelecimento apresenta as condições necessárias de segurança contra incêndios exigidas nas normas vigentes pela legislação. Os certificados são exigidos para edificações comerciais, industriais, ocupação de eventos temporários e edifícios residenciais. Mas qual é a diferença entre o AVCB e o CLCB?


AVCB, Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, é o documento emitido para edificações com mais de 1500 m² e/ou acima de três pavimentos. Para se obter o AVCB é necessário ser realizado o PPCI, Plano de prevenção e proteção contra incêndio, e aprovação do mesmo junto com a vistoria da edificação realizados pelo órgão do Corpo de Bombeiros. O prazo de validade do documento AVCB pode variar de 1 a 5 anos dependendo da atividade exercida em cada estabelecimento.


CLCB, Certificado de licenciamento do Corpo de Bombeiros, é o documento emitido para edificações com até 1500 m² de área construída com, no máximo, 6 m de altura segundo a nova IT 42/2020. Ele é considerado um PTS, Projeto Técnico Simplificado, não sendo necessário a realização do PPCI, porém é de extrema importância que o local esteja de acordo com os critérios de segurança contra incêndio estabelecidos na IT-42. O Prazo de validade do certificado CLCB também pode variar de 01 a 05 cinco anos dependendo do risco de incêndio do imóvel a ser licenciado.


Para adquirir o laudo AVCB/CLCB é necessário um profissional que esteja registrado no CREA portadores de assinatura digital com conhecimento às IT's da legislação vigente, como, Engenheiro Civil, Engenheiro Mecânico, Arquitetos...


Nós da Profem Engenharia Contra Incêndio trabalhamos com profissionais registrados pelo CREA e com entendimento as IT's da legislação vigente para atender aos clientes em qualquer tipo de projeto.




4 views0 comments

Recent Posts

See All